Clipping

Programa FGA na gestão interna e de negócio

O Programa Ferramentas de Gestão Avançada (FGA) já apresenta indícios do seu sucesso. Um exemplo é a Gaslar, empresa paulista do ramo do varejo de produtos domésticos, que com o apoio da MHD Consultoria conseguiu definir o futuro do seu empreendimento.

Com a ajuda da consultora que integra o FGA, Tânia de Almeida Macriani, da MDH Consultoria, a Gaslar passou a resolver pequenos problemas em sua empresa que poderiam comprometer o sucesso desse empreendimento, que perdura há três gerações (desde 1953).

A frequente falta e atraso de funcionários nos anos de 2008 e 2009 foi um dos problemas diagnosticados durante o FGA. A identificação da responsabilidade de cada membro da empresa, além da distinção nos níveis de conhecimento, experiência e produtividade de cada um foi imprescindível para sanar o problema e estabelecer critérios para promoções, o que passou a motivar a equipe como um todo.

A MHD Consultoria, através da metodologia do FGA, apoiou os empresários no desenvolvimento de um Plano Empresarial que contempla uma nova Visão e Missão para a Gaslar. Foram traçados objetivos, metas e indicadores para direcionar os negócios da empresa, aperfeiçoar a gestão e aumentar a competitividade no mercado.

Para ampliar o atendimento da empresa, o estoque teve seu espaço otimizado, podendo liberar uma área para o show room da empresa, que passou de 200m² para 360m². Com isso, a Gaslar pode ampliar o seu mix de produtos a mostra e oferecer mais soluções para seus clientes.

“A grande diferença do Programa FGA com a graduação numa faculdade é que o programa do Sebrae é uma ferramenta prática, ajuda a organizar idéias, controlar atividades e resultados e faz com que a empresa esteja na mão. A Gaslar já está caminhando rumo a um futuro mais claro e promissor, temos para onde ir, temos condições de chegar lá, e o que é melhor, temos condições de vencer”, conclui o sócio-proprietário da Gaslar, André Ramos Alcantara.

O planejamento que está sendo colocado em ação na Gaslar prevê ainda a captação de patrocínio de fornecedores. Diversas empresas estão apostando no sucesso da Gaslar para expor suas marcas no ponto-de-venda que agora está ampliado. Além disso, a empresa, muito em breve, vai lançar-se no segmento de assistência técnica a domicílio, aproveitando sua tradição de 50 anos de mercado.

Da esquerda para direita: a consultora Tânia com os empreendedores Raquel, Fernanda, Iberê, Maria Helena (na frente) e André, que compõem as três gerações que administram a Gaslar

Da esquerda para direita: a consultora Tânia com os empreendedores Raquel, Fernanda, Iberê, Maria Helena (na frente) e André, que compõem as três gerações que administram a Gaslar

Fonte: Blog Ferramentas de Gestão Avançada.